O vereador Neri Rafael Mangoni, durante a sessão ordinária da última segunda-feira (23), lamentou que Telêmaco Borba não ofereça serviços de exames de corpo de delito. Neri disse que é necessário reunir todas as entidades envolvidas: Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), representantes da classe médica e 18ª Subdivisão Policial. “E por que falo de envolver até a Polícia Civil? Porque não se efetiva Boletim de Ocorrência nos caso de agressão, sem o exame de corpo de delito, requisito básico para sustentar a denúncia. Então temos que discutir juntos se 15% do orçamento destinado à saúde não é suficiente, precisamos analisar o que mais podemos fazer ou destinar”, disse Neri.
O vereador também lamentou a falta de serviços em perícia médica (compromisso do estado) e propôs desafio ao colega Luiz Eduardo para ambos os casos, já que o mesmo prestou estes serviços no município, a buscar juntos ideias de solução e porque não transformar Telêmaco Borba em exemplo de saúde, uma vez que teoricamente é município pólo? “Telêmaco não pode ficar dependendo de enviar seus munícipes para Castro ou Ibaiti para realizarem tais serviços”, comentou Neri.
A proposta do vereador Neri Rafael Mangoni para a saúde é algo semelhante como o que já acontece com a segurança pública, reunindo todas as entidades afins em torno do tema.
RECONHECIMENTO - Neri não deixou de enaltecer as conferências realizadas, lembrando que elas são requisitos obrigatórios, bem como a criação de mais dois postos de saúde da família, um no no Socomim (antiga clínica da criança e da mulher) e outro no Centro (antigo SUS). “Não temos como negar que esforços para melhorias da saúde no município são buscados. Os moradores do Socomim sofriam com o atendimento, eram 8 mil pessoas para um posto de saúde e agora o novo PSF subdividiu a população. No bairro Bela Vista foi outro exemplo, desafogado pelo PSF implantado no antigo SUS. E teremos um novo PSF para Área III e VI e também para o Santa Rita. Temos que lutar, além desses, pelo menos por mais cinco PSFs em nosso município, claro que com mais profissionais e mais cotas de exames também, o que já foi aprovado um aumento de 10%”, analisou o vereador.
Neri Mangoni também reconheceu a luta da Secretaria de Saúde pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento), pelo Centro do Parto Normal e pela vinda do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). “Consequentemente, com UTI móvel, bem como o credenciamento de mais 20 profissionais médicos para elevar o número de consultas para mais 10 mil/mês”, afirmou o vereador Neri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário