Neri Mangoni na Rádio Vale do Tibagi |
Câmara repassa e acorda verba para investimentos na Saúde
Pelo período de três a quatro meses a Câmara de Vereadores acordou em repassar R$ 389.232,64 das suas economias para a Prefeitura realizar investimentos na saúde pública do Município. Quase de pronto já serão compradas duas ambulâncias grandes e um ônibus de 44 lugares e para os próximos meses a Procuradoria Jurídica apresentará a melhor forma para investir o dinheiro em contrato de serviços de saúde na modalidade de TFD (Tratamento Fora de Domicílio), mas dentro do próprio município. Serão serviços para atender a fila de munícipes à espera de cirurgias que chegam a ter atrasos de até sete anos.
A decisão, tomada em conjunto com todos os vereadores, começou a tomar corpo após uma reunião proposta por solicitação oficial do 1° secretário da Câmara e líder do prefeito, vereador Neri Rafael Mangoni, no início do mês de julho, com o secretário de Saúde, Ricardo Arcanjo, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aroldo Kulcheski. O objetivo era que fossem expostos e discutidos os principais problemas da saúde pública em resposta a críticas de vereadores ao setor.
Na referida reunião, aconteceu tal proposição e após visita do presidente da Casa, Mário César Marcondes, ao Tribunal de Contas em Curitiba, a fim de averiguar tal possibilidade, o corpo de vereadores de forma unânime, decidiu dispor e indicar ao prefeito tal investimento.
Prefeito Eros em pronunciamento na Câmara de Vereadores |
Mangoni, que na última quinta feira fez pedido pessoalmente aos deputados João Arruda e Alexandre Curi, pra interseção dos mesmos na conquista do IML e perícias ao INSS, tem se focado nos problemas da saúde local, provocando debates, reuniões, visitas e encontros na intenção de minimizar a falta de médicos, remédios, cotas de exame, postos de saúde, defendendo maior investimento no contrato com Hospital Dr. Feitosa, inclusive propondo realocação de verba e aumento de orçamento para melhorias da saúde municipal. “Isto será algo inédito. É um passo em direção para onde queremos chegar. Enquanto vereador parabenizo meus colegas pela decisão coletiva, como líder de governo, parabenizo o prefeito pela sensibilidade e como cidadão parabenizo o Conselho Municipal de saúde pela visão social de investirmos naquilo que há de mais sagrado para nossas famílias, a saúde. Imaginem o alívio daquelas pessoas que esperam por uma cirurgia desde 2004? Vamos sempre acreditar que nossos trabalhos não são em vão, e que atrás dos debates e das discussões, da luta diária, está a dignidade das pessoas que representamos”, disse Neri Mangoni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário