O encontro do PMDB, realizado na última quinta-feira (18), serviu para o vereador Neri Mangoni colocar em pauta com os deputados estadual, Alexandre Curi e federal, João Arruda, alguns serviços ainda carentes em Telêmaco Borba. É o caso do Instituto Médico Legal, da Junta Comercial e do serviço de perícia médica do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O vereador entregou uma carta a cada um dos deputados fazendo tais reivindicações.
No caso do IML, o que pesa não é apenas a falta de agilidade para a execução de perícias e de necropsias, mas, segundo Neri, o respeito a dor de quem perde entes queridos e é obrigado a viajar para realizar a liberação do corpo de um familiar ou de um amigo e, em casos de morte violenta, realizar o reconhecimento da vítima. “A distância, o desconforto, a demora e também os gastos aumentam ainda mais a dor de quem precisa do IML”, ressalta Neri.
Quando há necessidade de utilizar os serviços da Junta Comercial, da mesma forma, Telêmaco Borba precisa se deslocar à Ponta Grossa. E como a Junta também atenderá quase 100% dos serviços realizados pela Receita Federal, quando implantada, Telêmaco Borba ficará independente.
“A Junta Comercial já é algo, na verdade, conquistado. A articulação começou no final do ano de 2009 quando recebemos a notícia de que 13 municípios do Paraná estariam selecionados para novas sedes da Junta Comercial e na lista não constava Telêmaco Borba. Junto ao prefeito Eros, e a interseção de Curi, a tempo Telêmaco Borba foi incluído como o 14º Município a ser contemplado. Entre tantas reuniões, fizemos visita à Junta Comercial e lá provamos nossa necessidade”, destaca Mangoni.
Quanto à necessidade da perícia médica, Neri resiquitou a intervenção do deputado federal João Arruda, afinal trata-se de um serviço do INSS, administrado pelo Governo Federal. “Nosso trabalhador-paciente é encaminhado para os municípios de Ibaiti e Castro, há mais de 100 km, nos Campos Gerais. Destaco também a importância que nosso Município possui para com as cidades circunvizinhas e para o restante do Estado do Paraná”, afirmou.
Os deputados receberam prontamente os pedidos de Neri e reafirmaram estar comprometidos com Telêmaco Borba. João Arruda afirmou que brigará pelo serviço de perícia médica, mas já está ciente que o Brasil ainda é carente de legistas, já Alexandre Curi articulará para que Telêmaco Borba seja incluída e beneficiada no programa Paraná Seguro do Governo do Estado que, entre tantas execuções, terá a construção de IMLs, e também brigará para a homologação em breve da Junta Comercial para Telêmaco Borba.
No encontro, entre os peemedebistas, estava o presidente da sigla, Ary Fontenelli, o prefeito, Eros Danilo Araújo e também o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário