Neri Mangoni com moradores da Travessa Pedra da Mina, na Vila Arsina |
Os moradores da Travessa Pedra da Mina, no loteamento Vila Arsina, há anos reclamam da falta de infraestrutura no bairro onde vivem. E, desta vez, optaram por recorrer ao vereador professor Neri Rafael Mangoni para mais uma tentativa de resolver os vários problemas que enfrentam, principalmente em época de chuva.
A Travessa Pedra da Mina é um logradouro curto e sem saída e com uma descida bastante íngreme. E é justamente no final da descida que acontecem os problemas. Em dias de chuva não é possível sair de casa, pois a enchente provocada por uma enxurrada vinda do Jardim Alegre acaba alagando as residências. Em uma das casas, quando é certo que vai chover, o morador chega a tirar o carro da garagem e o deixa em outro local onde sabe que a água não sobe.
Por conta da enchente, uma grande quantidade de lixo acaba se acumulando, deixando os moradores suscetíveis a uma série de doenças. A principal reclamante, Sandra Mara de Oliveira Pinho, afirmou que já está cansada de reinvindicar e não receber resposta. “Mais uma vez estamos pedindo; queremos ver se dessa vez resolvem nosso problema”, disse a moradora.
O vereador Neri esteve no local e averiguou a situação. Os moradores disseram que a enxurrada vinha com força por conta de uma manilha pertencente a Sanepar, mas segundo o coordenador de redes da estatal, Jurandir Santos, que foi acionado por Mangoni no momento da visita aos moradores, disse que se trata de uma manilha da Prefeitura.
A visita da estatal, no entanto, não foi em vão, pois os moradores também sofrem com o mau cheiro provocado por casas que não utilizam a rede de esgoto para depositar a água suja vinda da cozinha e do banheiro; utilizam a rede pluvial, que está bem próxima às residências. “Uma senhora chegou a ter problema no pulmão”, disse Sandra. As casas que não utilizam a rede de esgoto, no entanto, possuem saídas para a rede de esgoto e apenas não regularizaram, porém, a Sanepar nada pode fazer, a não ser comunicar a Vigilância Sanitária que é quem pode notificar o morador.
Outro problema também é a própria rua que está toda deteriorada. Segundo os moradores, os carros correm o risco de serem danificados por conta da quantidade de buracos.
Neri disse que essa foi a primeira visita aos moradores, mas que não descansará enquanto não encontrar uma solução. O vereador já enviou uma indicação à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos para que ela tome providências quanto a questão do manilhamento que, quando entupido, ajuda a provocar enchentes no local e também quanto a Travessa Pedra da Mina para que os moradores possam se locomover a pé e com seus veículos com mais segurança. “Vamos tentar solucionar e a primeira atitude será comunicar as instituições competentes para que façam sua parte”, afirmou Neri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário