Os canais do esporte, arte, dança, música e cultura, ainda são veias de salvação e
não podem perder para a violência.
O vereador Neri fez pronunciamento na tribuna sobre o fato do cancelamento da Copa Cidade de Futebol e os Jogos Escolares devido à violência e lamentou tal fato que envergonha a todos. “Logo o esporte, uma das ferramentas de formação de seres humanos, símbolo de união entre povos, gerador de valores e promotor da paz. A reflexão deve nos levar sempre à ação e se o nosso investimento em educação não é suficiente para formar cidadãos, os canais do esporte, arte, dança, música e cultura, ainda são veias de salvação”.
O vereador citou algumas considerações que fez em rede social em debate:
De forma alguma, num cenário esportivo, pode os árbitros, dirigentes ou torcedores ficarem desprotegidos e à mercê da violência, principalmente em espaço que é público e de direito. Da mesma forma, muitos colaboradores, lideranças de equipes e atletas desportistas, não merecem pagar por poucos. O esporte é um canal para o exemplo de paz às crianças e jovens, e não pode perder para a violência.
Primordial é virar o jogo para preservar vidas e prevenir o futuro. Se o esporte é essa ferramenta, precisamos usá-la. Decisões são decisões. Não se discute que por trás de uma decisão sempre está a boa intenção. Mas não dá pra deixar assim.
Somar e interferir, política ou socialmente em decisões, seja por opinião ou autoridade, pode dar margens à más interpretações, mas não podemos ficar de braços cruzados.
Li uma opinião pessoal, q 'se atletas não respeitam nem policiamento armado, quanto mais seguranças desarmados', porém, a contratação municipal de uma empresa de segurança para eventos esportivos é uma necessidade de prevenção e proteção à integridade física. Evitar que a violência tome maiores proporções, é um dever de políticas públicas. Vou lutar para que se tenha isso em orçamento. Senão, estamos caminhando para fechar as praças esportivas. “E isso não pode acontecer, já que destinamos verbas para mais eventos, reformas e ampliações de mais espaços esportivos”, manifestou o vereador Neri.
O vereador rebateu ainda críticas direcionadas à secretaria de esportes e diretores e chamou de sensata a decisão, dada à delicada situação do momento. Mas chamou atenção, "como sociedade e políticas públicas, não podemos ficar de braços cruzados e aceitar passivamente. O momento é de reflexão e ação para mudar o próprio momento, sejam quais forem as interpretações, precisamos achar alternativas, reagir, retomar, reorganizar", reafirmou Neri Mangoni.
Por fim, o vereador assegurou sua luta na função política e como esportista, de buscar alternativa para retomada do campeonato, seja pela via da sua sugestão na aprovação de suplementação financeira para contratação imediata de empresa de segurança especializada, ou por outra alternativa paralela, que assegure preservar os direitos à segurança de árbitros, atletas, dirigentes e torcedores em espaços públicos", completou o vereador professor Neri Mangoni.
Pela Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário