QUEM SOU
Quem é o Professor Neri?
Neri Rafael Mangoni, mais conhecido como Professor Neri é natural de Lagoa Vermelha RS e nasceu em 28 de agosto de 1964. Quarto filho de cinco irmãos: Albani, Cledi, Cleoni, Neri e Ari. Pais: Arlindo Mangoni e Tereza Zanin (in memoriam). Casou-se com Solange Aparecida Holub, com quem compartilha a criação e educação de três filhos: Tafael (Piloto de aeronaves), Enza e Pietra (Estudantes).
Alfabetizou-se na Escola Rural São Caetano, fez o Ginasial no Colégio Castelo Branco em Coronel Vivida e posteriormente o Científico no Colégio Dom Carlos em Plamas Pr. Formou-se como Professor de Filosofia, Sociologia e Psicologia na FAFI – Palmas – Pr em 1985 e em Educação Física na FACEPAL – PALMAS – Pr em 1988. Fez ainda duas Pós-graduações, sendo: Gestão de Qualidade em Educação e Administração Pública. De princípios e valores cristãos, foi menino da roça e desde cedo aprendeu na dura luta do trabalho em auxílio a seus familiares na agricultura ao cultivo de arroz, feijão, milho, etc. Aos 14 anos ingressou no Seminário onde permaneceu por 06 anos. Posteriormente dedicou-se também ao curso de graduação em Educação Física já na carreira de educador.
Homem atuante, de princípios e valores cristãos, depois de muito resistir, filiou-se a política partidária em 2007. Em 2008 incentivado pelo filho e amigos se convenceu de que poderia contribuir nesta seara e candidatou-se a Vereador elegendo no primeiro pleito.
Neri se elegeu com um total de 950 votos junto às urnas para gestão 2009-2012, ficando em primeiro lugar na coligação do PMDB e em terceiro geral. Já em 2010 por indicação do partido, concorreu ao cargo de Deputado Estadual alcançando a expressiva votação de 5.613 votos. Em 2012 reelegeu-se para o segundo mandato como vereador com 746 votos entre os 218 candidatos. Seu principal foco de atuação no mandato envolve prioritariamente os setores da educação, esporte e lazer, segurança pública, saúde e ecologia, além de contundente defesa das crianças, jovens e idosos.
Tem participação em conquistas relevantes na comunidade como:
Academias ao ar livre, hoje mais de 30 instaladas no Município, Hospital regional e do Centro de Convivência da Juventude; construção e reforma de campos e Ginásios de Esportes, apoio aos desportistas, implantação de mais de 20 projetos esportivos. Conquista da Junta Comercial de Telêmaco Borba; Centro de treinamento de Ginástica Artística e a Escola de Talentos, entre outras. Deixou o Legislativo no final de 2016. Exerce a profissão de Profissional de Educação Física e Coordenador de Esportes no Colégio Positivo de Telêmaco Borba PR e concilia com suas atividades extras no ramo de coch e empresário, dado seu elevado espírito ao trabalho.
Como se reza a cartilha dos líderes, Neri marchou protestos pela democracia. Atento prioritariamente com o bem estar de seus familiares, amigos e comunidade, entre as outras inúmeras atividades que já exerceu, entre as quais: Presidente de Grêmio Estudantil, Coordenador Geral de diocese da Pastoral da Juventude, co-Fundador da Associação Atlética Positivo TB. Co_Fundador da Liga TB Futsal, co-Fundador da Liga Sul-Norte e da Liga de Voleibol do Paraná, co-Fundador da Associação Desportiva de Telêmaco Borba, Presidente do Lions Clube Monte Alegre e atual Diretor de Associados, Chefe de Divisão de Esportes, Delegado Nacional de Esportes e das Cidades, Coordenador e atualmente Membro do Movimento Familiar Cristão, membro do Conselho Municipal da Educação, presidente da Comissão Obras e Urbanismo, membro da comissão de Justiça e Redação, primeiro secretário da Mesa Diretiva da Câmara e atual presidente da Comissão de Educação, Ecologia e Bem Estar Social.
O professor tem, como agente esportivo em seu quadro de medalhas, conquistas em todos os níveis Regional, Estadual e Internacional, em competições como a Copa Pam-Americana de Futebol da Liga MERCOSUL. Estagiou na área Esportiva na Espanha e Andorra. Implantou no município o Evento “Dia do Desafio” e por dois anos consecutivos, 2007 e 2008, respectivamente, venceu as cidades adversárias dos países de Cuba e Colômbia atingindo 71% da população na prática de exercício físico num mesmo dia.Possui vasto currículo vitae, formação de vários atletas, inclusive à Seleção Brasileira de Voleibol, mais de 400 troféus conquistados na vida esportiva e 03 Moções de Aplausos atribuídas aos seus relevantes serviços prestadas na comunidade.
Neri ocupa-se em sempre aprender mais, em ajudar as pessoas e na educação e espiritualidade dos filhos. Em seus momentos de lazer costuma apreciar festas e as variadas manifestações culturais. Vê em todos os esportes um meio de promoção humana, pelo qual incentiva principalmente as crianças, mas todas as classes a praticar. Aprecia pescaria, atletismo e academia. Gosta de cantorias, rodeio, viagens, recantos, praia e visitar seus amigos e familiares.
Registra homenagem ao pai (87) e em especial à mãe com eterna saudade pela vida e exemplo deixado para o desenvolvimento dos seus valores e o espírito de vencedor. No âmbito político destaca o Senador Pedro Simon pela coerência de atitudes e flexibilidade na luta política.
Por Maurício do Vale.
Violência que assombra
Não dá para esperar, precisamos nos acordar
enquanto ainda resta tempo de encaminhar nossas crianças para um mundo de
valores.
Vereador Neri falou sobre a audiência junto ao Secretário Chefe da
Casa Civil em Curitiba na busca do ‘Batalhão de Polícia’ para Telêmaco Borba e
voltou ressaltar a importância da 'Casa de Reclusão de Menores Infratores' para
combate à essa violência gratuita que se apresenta a cada dia de maneiras
diferentes e inusitadas.
Referindo-se à fatalidade ocorrida com o Senhor Antônio Almeida,
funcionário público e ministro extraordinário da Igreja Católica, desabafou:
"tenho me questionado ao nosso papel de representantes que a comunidade nos
responsabilizou. Das inúmeras ações e buscas para prevenir e combater no nosso
município e estancar essa hemorragia chamada violência! A forma estúpida
desencadeada pela desestruturação familiar, drogas, falta de raízes em
princípios e valores. A desorganização social, a morosa justiça e os maus políticos
nos deixam mais reflexivos. Por onde recomeçar? Que outras ações e novas lutas empreender?
Que batalhas travar? E o que fazer para resistir e não esmorecer"? Resumiu
o vereador Neri.
O combate à violência é tema e luta constante do vereador, mas, enquanto
se corre atrás de prejuízos no combate à violência, pouco se vê trabalhos na
prevenção e o panorama futuro mostra-se cada vez mais incerto e assustador.
"Não tenho dúvidas que repreender é necessário; é um mal necessário, mas
prevenção é um bem necessário muito maior", completou o vereador.
Por fim o vereador disse que de onde estamos, de onde chegamos e para
onde vamos, será preciso contar com a ‘fé e mais obras’. Combater pela conquista
do Batalhão, pela Casa de Reclusão de Menores, pela Casa da Semi-liberdade, pela
Guarda Municipal, pelas câmeras de monitoramento, não são ações suficientes: “Nenhum
de nós, por mais perito ou especialista que seja, pode prever qual será a
próxima vítima desta violência. Ninguém tem a fórmula ou o método para prever
uma ação violenta, mas temos a fórmula da prevenção. Empreender investimentos
pesados e fortemente nos esportes, artes, música. Promover mais entidades
formativas para os jovens como Guarda Mirim, Centro da Juventude, Tiro de
Guerra e parceria com as Igrejas, são estratégias concretas de prevenção. Não
dá para esperar, precisamos nos acordar a isso enquanto ainda resta tempo de
encaminhar nossas crianças para um mundo de valores”, completou o vereador
professor Neri Mangoni.
Pela Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário