Agosto, mês vocacional

Agosto é um mês privilegiado, porque é dedicado á vocação sacerdotal, diaconal, familiar, religiosa e leiga.
DIA DO PADRE - No primeiro domingo, são contemplados os padres e os vocacionados ao sacerdócio ministerial. Por que o primeiro domingo ? Porque é próximo à festa de São João Maria Vianney, o Cura de Ars, sacerdote francês, patrono do Clero, durante toda sua vida, pároco de Ars, numa aldeia da França. Era uma paróquia sem fé, moral e religião. Com sua vida de santidade, aliada a uma austeridade de vida, com o testemunho de amor a Deus e aos paroquianos, converteu o povo, tornando-se uma paróquia modelo.
As armas usadas foram a celebração da eucaristia, o atendimento ás confissões e a catequese.
Em pouco tempo, Ars tornou-se tão conhecida e procurada por tantos fieis, obrigando-se o Governo francês a construir a estrada de ferro.
São João Maria Vianney é modelo hoje também, devendo ser seguido pelos sacerdotes no múnus profético para ensinar, sacerdotal para santificar e régio para servir, como bons pastores.
O Dia do Padre é estimulo para os seminaristas a fim de que sejam futuros padres, como São João Maria Vianney.
OS DIÁCONOS - Os Diáconos terão o seu dia na festa de São Lourenço, 10 de agosto.
Os diáconos, recebendo o sacramento da Ordem, estão a serviço dos Bispos e Padres , especialmente da caridade, mas também da pregação , do batismo , da distribuição da eucaristia , como testemunhas qualificadas no matrimônio , nas exéquias e celebrações sem padre .
SEMANA DA FAMÍLIA - De 11 a 18 de agosto, é realizada a Semana da Família em todo o Brasil.
A Semana da Família começa no Dia do Pai – O pai na família é fundamental. Todos sabem o papel do pai, como educador, ao lado da mãe. Como é bonita a família unida: pai, mãe, filho Infelizmente hoje se encontram filhos sem o pai, porque o casal se separou . Outras vezes é o caso de mães solteiras que aumentam sempre . Mas ainda é um mal menor do que o aborto.
A sociedade precisa de pais unidos, se amando, compreendendo e se perdoando, como canta o Pe. Zezinho: que ninguém vá dormir sem dar e receber o perdão.
DIA DO RELIGIOSO - No terceiro domingo é celebrado o Dia do Religioso . A Igreja precisa do carisma do Religioso, da Religiosa. Os Religiosos surgiram nos primeiros séculos da Igreja, como eremitas no deserto, depois como monges enclausurados. Só na Alta Idade Média, encontram-se os religiosos mendicantes, sobretudo franciscanos, dominicanos, carmelitas, trinitários, servitas, mercedários .
Foi especialmente com Santo Inácio de Loyola, São Vicente de Paulo, São Camilo de Lelis que surgiram os missionários Jesuítas, Vicentinos, Camilianos, dedicados à evangelização, à formação do clero e às obras sociais .
No século dezenove, floresceram muitas congregações ativas, tanto masculinas, como femininas, com carismas diversificados, ora como missionários, educadores, ora nas creches, orfanatos , hospitais.
Os Religiosos e as Religiosas são testemunhas dos conselhos evangélicos de obediência, pobreza e castidade. No meio de um mundo secularizado, onde impera a busca desenfreada da liberdade, de bens materiais e de prazer, dando as costas aos mandamentos da Lei de Deus, da Igreja e sermão da montanha. Os Religiosos devem estar a serviço do povo.
Que os Religiosos e Religiosas, os de Institutos Seculares e Consagrados não se envergonhem de seguir a Cristo na obediência até a morte, se necessário for, de pobreza, como no-la ensinou Cristo que não tinha onde repousar a cabeça e castidade a toda prova, num mundo que perdeu o sentido do pudor, da castidade, da pureza.
O Papa João Paulo II aprovou, a 16 de maio deste ano, a Instrução da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica “Partir de Cristo”: um renovado compromisso da vida consagrada no terceiro milênio em três partes : presença da caridade de Cristo no meio da humanidade, a coragem de enfrentar as provas e os desafios, em primeiro lugar a espiritualidade.
DIA DO CATEQUISTA - O Catequista deve incutir no batizado a convicção de que o seguidor de Cristo há de segui-lo em tudo .
Uns fazem questão de proclamar em alto som que são católicos , porque se batizaram , fizeram a primeira eucaristia , se crismaram e até se casaram no religioso. Para ser católico não basta receber os Sacramentos, mas é preciso vivê-los.
O catequista empenhar-se –á para formar bem os catequizandos a fim de que não sejam cristãos só, porque receberam os Sacramentos.
O próprio catequista há de primar pela sua fé com o testemunho de vida.
Catequista é aquele, aquela, que, com seus ensinamentos teóricos e práticos, faz o catequizando crescer em sua fé. Recordo-me muito bem de meus catequistas. Antônio Bonato Neto, Paulina Marochi Mayer e Professor Luiz Lorenzi.
O catequista deve despertar nos catequizandos o sentido da vocação leiga, religiosa e sacerdotal.
O catequista Luiz Lorenzi teve sete alunos consagrados a Deus: Dom Pedro Fedalto, Dom Agostinho Marochi, Monsenhor Camilo Ferrarini, Frei Eugênio Nichele, Pe. Antônio Souza e os Irmãos Maristas, Firmino e Armando Bonato.
Que agosto seja realmente o mês vocacional para todos.
AGOSTO : MÊS VOCACIONAL
Dom Pedro Fedalto
Arcebispo de Curitba
Fonte: Diocese de Caratinga
Nenhum comentário:
Postar um comentário