QUEM SOU

Quem é o Professor Neri? Neri Rafael Mangoni, mais conhecido como Professor Neri é natural de Lagoa Vermelha RS e nasceu em 28 de agosto de 1964. Quarto filho de cinco irmãos: Albani, Cledi, Cleoni, Neri e Ari. Pais: Arlindo Mangoni e Tereza Zanin (in memoriam). Casou-se com Solange Aparecida Holub, com quem compartilha a criação e educação de três filhos: Tafael (Piloto de aeronaves), Enza e Pietra (Estudantes). Alfabetizou-se na Escola Rural São Caetano, fez o Ginasial no Colégio Castelo Branco em Coronel Vivida e posteriormente o Científico no Colégio Dom Carlos em Plamas Pr. Formou-se como Professor de Filosofia, Sociologia e Psicologia na FAFI – Palmas – Pr em 1985 e em Educação Física na FACEPAL – PALMAS – Pr em 1988. Fez ainda duas Pós-graduações, sendo: Gestão de Qualidade em Educação e Administração Pública. De princípios e valores cristãos, foi menino da roça e desde cedo aprendeu na dura luta do trabalho em auxílio a seus familiares na agricultura ao cultivo de arroz, feijão, milho, etc. Aos 14 anos ingressou no Seminário onde permaneceu por 06 anos. Posteriormente dedicou-se também ao curso de graduação em Educação Física já na carreira de educador. Homem atuante, de princípios e valores cristãos, depois de muito resistir, filiou-se a política partidária em 2007. Em 2008 incentivado pelo filho e amigos se convenceu de que poderia contribuir nesta seara e candidatou-se a Vereador elegendo no primeiro pleito. Neri se elegeu com um total de 950 votos junto às urnas para gestão 2009-2012, ficando em primeiro lugar na coligação do PMDB e em terceiro geral. Já em 2010 por indicação do partido, concorreu ao cargo de Deputado Estadual alcançando a expressiva votação de 5.613 votos. Em 2012 reelegeu-se para o segundo mandato como vereador com 746 votos entre os 218 candidatos. Seu principal foco de atuação no mandato envolve prioritariamente os setores da educação, esporte e lazer, segurança pública, saúde e ecologia, além de contundente defesa das crianças, jovens e idosos. Tem participação em conquistas relevantes na comunidade como: Academias ao ar livre, hoje mais de 30 instaladas no Município, Hospital regional e do Centro de Convivência da Juventude; construção e reforma de campos e Ginásios de Esportes, apoio aos desportistas, implantação de mais de 20 projetos esportivos. Conquista da Junta Comercial de Telêmaco Borba; Centro de treinamento de Ginástica Artística e a Escola de Talentos, entre outras. Deixou o Legislativo no final de 2016. Exerce a profissão de Profissional de Educação Física e Coordenador de Esportes no Colégio Positivo de Telêmaco Borba PR e concilia com suas atividades extras no ramo de coch e empresário, dado seu elevado espírito ao trabalho. Como se reza a cartilha dos líderes, Neri marchou protestos pela democracia. Atento prioritariamente com o bem estar de seus familiares, amigos e comunidade, entre as outras inúmeras atividades que já exerceu, entre as quais: Presidente de Grêmio Estudantil, Coordenador Geral de diocese da Pastoral da Juventude, co-Fundador da Associação Atlética Positivo TB. Co_Fundador da Liga TB Futsal, co-Fundador da Liga Sul-Norte e da Liga de Voleibol do Paraná, co-Fundador da Associação Desportiva de Telêmaco Borba, Presidente do Lions Clube Monte Alegre e atual Diretor de Associados, Chefe de Divisão de Esportes, Delegado Nacional de Esportes e das Cidades, Coordenador e atualmente Membro do Movimento Familiar Cristão, membro do Conselho Municipal da Educação, presidente da Comissão Obras e Urbanismo, membro da comissão de Justiça e Redação, primeiro secretário da Mesa Diretiva da Câmara e atual presidente da Comissão de Educação, Ecologia e Bem Estar Social. O professor tem, como agente esportivo em seu quadro de medalhas, conquistas em todos os níveis Regional, Estadual e Internacional, em competições como a Copa Pam-Americana de Futebol da Liga MERCOSUL. Estagiou na área Esportiva na Espanha e Andorra. Implantou no município o Evento “Dia do Desafio” e por dois anos consecutivos, 2007 e 2008, respectivamente, venceu as cidades adversárias dos países de Cuba e Colômbia atingindo 71% da população na prática de exercício físico num mesmo dia.Possui vasto currículo vitae, formação de vários atletas, inclusive à Seleção Brasileira de Voleibol, mais de 400 troféus conquistados na vida esportiva e 03 Moções de Aplausos atribuídas aos seus relevantes serviços prestadas na comunidade. Neri ocupa-se em sempre aprender mais, em ajudar as pessoas e na educação e espiritualidade dos filhos. Em seus momentos de lazer costuma apreciar festas e as variadas manifestações culturais. Vê em todos os esportes um meio de promoção humana, pelo qual incentiva principalmente as crianças, mas todas as classes a praticar. Aprecia pescaria, atletismo e academia. Gosta de cantorias, rodeio, viagens, recantos, praia e visitar seus amigos e familiares. Registra homenagem ao pai (87) e em especial à mãe com eterna saudade pela vida e exemplo deixado para o desenvolvimento dos seus valores e o espírito de vencedor. No âmbito político destaca o Senador Pedro Simon pela coerência de atitudes e flexibilidade na luta política. Por Maurício do Vale.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Promoção ao exercício da cidadania...


Apenas o Poder Público tem o poder de elaborar políticas públicas, entretanto, para o Poder Público existir é necessário que cidadãos pré-existam e que os mesmos contribuam com impostos e exerçam a cidadania via seus votos que autorizam seus representantes a administrar o dinheiro em comum de todos, logo, o direito de conhecer a forma que está sendo usado este cofre público se é ou não para o beneficio comum.
Mas muitos dessa nossa comunidade desconhecem o real conceito de Políticas Públicas e a sua importância. Creio, assim, que o mais importante é saber que devemos instigar positivamente nossas crianças e nossos jovens ao interesse Político, ao interesse da Coisa Pública da Vida Pública, do Desenvolvimento de sua Cidade, das Finanças de sua Cidade...
Precisamos lutar incessantemente para formar futuros cidadãos que participem do espaço público. É fundamental incentivar nossas crianças no período de sua tenra idade nas escolas a participarem de grêmio estudantil, associações escolares, mobilizações juvenis e dessa forma vão criando cidadãos conscientes que se preocupam com o bem estar de sua escola, de sua rua, seu bairro e enfim sua cidade.
Podemos ir além, ou seja, estender isto às comunidades e demonstrar às mesmas a importância da participação na coletividade em busca de crescimento do seu espaço.
Muito se falou em cidadania nestes últimos 8 anos em Telêmaco Borba, contudo, numa forma teórica e distante da realidade, não creio que de toda ruim, mas na verdade mais pra Política do Pão e Circo puramente...
Não pensem os leitores que apenas critico por esporte natural, não, quando observo a ideia acontecer vejo, de verdade, uma ínfima boa intenção. Levar a cidadania à população mesmo que seja um SIMULACRO é melhor do que nada...
Cidadania deve ser levada mais a sério e por outra ótica. A sua apresentação para a comunidade poderia ser reformulada, ao invés dos exacerbados discursos políticos de “egos” – Nossos representantes de nossas “precárias cidadanias” utilizam-se da língua oficial, ou seja, a retórica, quando buscam o reconhecimento e a valorização de suas mensagens e ações... Com discursos manifesto a induzir os indivíduos presentes num campo cercado para, como autoridades discursantes, se mantenham em posições legitimadas –  somado a isso a presença da banda anunciando a festa cidadã que insuflam as almas presentes de orgulho e satisfação pela real competência dos músicos (isto é mais que verdadeiro a nossa BANDA É MARAVILHOSA). UM CIRCO COMPLETO!
PROPONHO uma Nova Reformulação dessas simulações de CIDADANIA: Possibilitar a essa comunidade que ingenuamente participa desse palco o acesso a socialização do saber sob a forma de discussões, palestras, teatros púbicos, apresentações reais que não meros discursos que sempre dizem a mesma coisa, ou melhor “nada”... Possibilitar aos nossos cidadãos acesso a exposições culturais e artísticas produzidas socialmente. Por que não permitir aos nossos artistas locais, que temos muitos, um espaço para que demonstrem suas obras, seus dons... Aos artesãos suas confecções... Um espaço de repente com uma pequena biblioteca itinerante, um contador de histórias para fazer nascer nas crianças e jovens o gosto pela leitura... CIDADANIA PURA... Uma escola ou rua da cidadania importaria, para ser efetivamente útil, ser politicamente comprometida e capaz de interpretar as carências e anseios e perspectivas reveladas pela sociedade, desenvolvendo atividades educativas eficazes para o atendimento às demandas sociais.
De nada vale manter um circo anos a fio, se o Poder Público nos nega a capacidade de aprender e seguir aprendendo o que realmente importa no contexto de “ser cidadão”, conhecer os nossos direitos, nossas obrigações também, conhecer como funciona exatamente uma Prefeitura e o que o Alcaide faz com o nosso dinheiro, como executa nossas finanças, como elege as políticas públicas que serão a nós destinadas... O que os edis - fazem como agem - o que votam, por que votam - como as funções públicas afetam ou não o dia a dia de cada munícipe... O porquê de existir as Secretarias Municipais, o que fazem como fazem e como destinam as verbas de suas pastas... Cidadania é ensinar o cidadão a fiscalizar e cobrar serviço bem feito... Cidadania é acesso irrestrito digital e, principalmente, demonstrar nesta inclusão todas as ferramentas públicas e legais à disposição de todos para entender e acompanhar o dia a dia de seu município... Rua ou Escola da Cidadania é fazer nascer no peito de cada munícipe o ideal comunitário, a paixão por sua cidade, o interesse pela causa em comum... ISTO SIM É CIDADANIA.

Texto: Graciane Ekermann

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