
PELA KLABIN
“Como podemos agir politicamente frente aos boatos de que Telêmaco Borba estaria fora das cogitações de ser sede da nova fábrica com 5,8 bilhões de investimentos pela Klabin Papéis Paraná?
Com certeza nossa manifestação política legislativa tem sim algum efeito a nível local e possivelmente pese um pouco na análise em nível de conselho superior, porém cientes que frente ao grandioso investimento, em que pese também as influencias políticas estaduais, essa é uma decisão com exclusivas conjunturas voltadas a análises de viabilidades, produtivas, empresariais, econômicas e financeiras da empresa, dado como disse, o tamanho dos investimentos.
O que nos compete além de desejar e torcer, é pontuar e mostrar a viabilidade que é Telêmaco Borba: Pela existência do potencial da energia elétrica, pela já estrutura da fabrica mãe, pela sede da fazenda monte alegre, pela presença de água em abundância e pela logística centralizada. Creio que esses seriam os fatores principais, porém, há ainda viabilidades de escoamento da produção, o que, somente este item pode nos colocar em desvantagens a alguns municípios vizinhos.
Posto esta modesta análise na balança, estamos na vantagem. Mas de um todo, apesar de que essas reportagens e notícias jornalísticas poderão ser meras especulações, pois em nenhum momento denota-se posicionamento oficial da empresa Klabin, vejo que o mais importante é a definição de investimento na nossa região, mais especificamente, na nossa microrregião, o que já é uma grande conquista para a economia e fortalecimento regional, vista que os maiores problemas sociais da micro região sobre-recaem em Telêmaco Borba.
Há que se ponderar também que segundo a recém criada Associação de Desenvolvimento Regional da Cadeia da Produção, discute-se uma proposta quase que 100% firmada entre os líderes municipais, que independente do município escolhido o ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) gerado por essa empresa seria assim dividido: 50% para o município sede da fábrica e 50% subdivididos aos municípios fornecedores da matéria prima, o que seria, ao meu ver, algo muito justo e de qualquer forma uma grande conquista para Telêmaco Borba. Mas ainda aposto que Telêmaco é o município que apresenta as maiores viabilidades”. Conclui o Vereador Prof Neri Mangoni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário